PES

15 de junho de 2022

Atividades do Programa PES realizadas ao longo do ano letivo de 2021-2022,

no e-book a seguir:

https://read.bookcreator.com/tDHh8G03b8M4ECIBZvTbjFLZj7r1/VUen4C-JQWmwdUcIZFoxwg

21 de abril de 2022

O Projeto Tampinhas

na

Escola EB do Bairro do Restelo

Notícias! O Envolvimento da Escola no Projeto foi… espetacular, total! Aqui ficam algumas “evidências”!

Obrigada Escolinha!

A PES do AERestelo e a Terra!

24 de março de 2022

O dia das Florestas e da Árvore (21 de março) e o Dia da Água (22 de março), na Paula Vicente:

16 de março de 2022

O Tampinhas


Semana da Internet Segura

Fevereiro de 2022

Queres saber se és um dependente online? Descobre com o questionário e reflete!”

Clica no link a seguir e entra com o teu e-mail institucional:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWj3hAp_AAYaH6yH30x-LXLby3g23uPjhPkSn0JqaSWHPW0g/viewform?usp=sf_link

Destina-se aos alunos dos 5º ao 12º anos, para responderem em fevereiro, com o objetivo de uma auto-consciencialização de maior ou menor dependência da Internet  por parte  de cada aluno(a) e/ou da turma (a realizar em aulas de TIC, de Cidadania ou em AEDT ou de forma autónoma/individual por parte dos alunos, de acordo com a disponibilidade e interesse).

21 de dezembro de 2021

A Equipa PES e alunos da Paula Vicente fizeram um e-book que vale a pena folhear, a seguir: https://read.bookcreator.com/tDHh8G03b8M4ECIBZvTbjFLZj7r1/VUen4C-JQWmwdUcIZFoxwg

15 de dezembro de 2021

Muito interessante, a propósito do Dia Internacional do Voluntariado.

https://padlet.com/anaalexandrajorge/wk3rshy7wdu8z12r

24 de novembro

Alimentação saudável

No âmbito da importância da prática de uma alimentação saudável…

Os alunos da Paula Vicente estão muito empenhados…

Como a alimentação saudável é para ser praticada sempre… ! sugerem a consulta do link: https://padlet.com/raquelsaesc/ncbr5f2yj812qhbn – ideias para praticar em casa com a família e não só…

28 de outubro de 2021

Higiene Oral no JI de Caselas!

No JI de Caselas, foi realizada, no âmbito da Higiene oral – PES, a atividade “Aprende a lavar os dentes!”. Teve  como objetivos ensinar como fazê-lo da forma mais adequada e  que a lavagem dos dentes deve ser uma medida de higiene diária.

27 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação Saudável

No dia 16 de outubro, a EB 23 Paula Vicente comemorou o Dia Mundial da Alimentação com uma exposição de trabalhos realizados por alunos do 5º e 6º anos sobre alimentação e receitas saudáveis, regionais e tradicionais.

O desafio foi lançado por professores a várias turmas, que participaram com a recolha de informação e receitas, tendo contado com a preciosa colaboração da Biblioteca Escolar (BE).

Foram também distribuídos marcadores de livros, alusivos ao tema, na BE e no bar, que está cada vez mais saudável na oferta de produtos.

Mas o projeto não parou no Dia da Alimentação, pois pretende-se que as turmas intervenientes elaborem as receitas selecionadas na cozinha escolar que, brevemente, será inaugurada.

Aguardemos pelas delícias saudáveis que os alunos irão cozinhar!

Os livros de receitas
Os marcadores de livros

15 de setembro de 2021

O Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar emanado pelo Ministério da Educação “consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo…”.

Com o objetivo de promover a saúde e demonstrar o impacte da promoção da saúde em meio escolar foram definidas, pela Direção-Geral da Educação (DGE), as seguintes áreas temáticas a desenvolver nas escolas: Saúde Mental e Prevenção da Violência; Educação Alimentar e Atividade Física; Comportamentos Aditivos e Dependências; Afetos e Educação para a Sexualidade.


Outras temáticas nos seguintes âmbitos: Perigos da Internet; Higiene Oral; Acuidade Visual; Audição; Segurança Infantil; Prevenção Rodoviária e Proteção Solar também foram desenvolvidas nos dois últimos anos.

Assim, a PES (Promoção da Educação para a Saúde em meio escolar) continuará a ter como tema

Ser Feliz! Em que os principais objetivos serão:

• Desenvolver a consciência cívica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, ativos e intervenientes;

• Fomentar o reconhecimento da saúde como um bem precioso e a tomada de consciência da responsabilidade de cada um na promoção da saúde individual e comunitária;

• Sensibilizar a comunidade escolar e as famílias dos alunos para a importância do trabalho na área de Educação para a Saúde, promovendo o seu envolvimento e participação nos projetos da escola;

• Fomentar a articulação entre os órgãos, estruturas, serviços da escola, instituições e/ou recursos comunitários, no desenvolvimento de ações no âmbito da Educação para a Saúde;

• Promover a adoção e a manutenção de estilos de vida saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco.

O projeto de Agrupamento no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde propõe-se desenvolver/participar/coordenar/orientar atividades como comemoração de Dias Internacionais, Mundiais, Nacionais relevantes, promover/incentivar a atividade física (Ex- “Caminhada a Monsanto”), referenciar os alunos com cuidados especiais de saúde e, caso seja necessário, elaborar os Planos de Saúde Individuais (PSIs), participar nos PCTs (Flexibilidade Curricular), promover palestras/ações de sensibilização para melhorar a qualidade de vida, desenvolver projetos, como O Tampinhas”, entre outros.

A Saúde Escolar, UCC – Consigo Lisboa Ocidental e Oeiras, é a principal parceira do projeto, a PSP – Escola Segura, o núcleo de enfermagem da Universidade Católica de Lisboa e a CMLisboa são outras das entidades parceiras no projeto. O projeto conta, ainda, com a colaboração das Bibliotecas Escolares e o envolvimento muito “próximo” de toda a equipa e do grupo disciplinar de Educação Física.

A Equipa PES

7 de dezembro de 2020

Porque ainda não estamos em tempo de baixar os braços, a PES recomenda:

1 de dezembro de 2020

O TAMPINHAS ESTÁ DE VOLTA! 

O Projeto é para a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação…) do Agrupamento e tem como objetivo ajudar um menino, o Carlos, com uma cromossomopatia, uma deleção no cromossoma 1, a qual, por ser tão rara, não tem nome, apenas o código genético 1q 41q 42. Esta doença confere um atraso geral no desenvolvimento psicomotor.

Atualmente, o Carlos faz sessões de fisioterapia e de Hipoterapia no centro equestre João Cardiga e é para o ajudar a pagar estas sessões que iremos recolher as tampinhas.

Quando tivermos muitas, entrega-las-emos na empresa Resialentejo, em Beja, que irá contribuir para o seu pagamento.

Gostaríamos de voltar a contar com colaboração de todos.

Uma Tampinha Faz a Diferença!

A Equipa PES