1º período

21 de dezembro de 2021

XL Olimpíadas da Matemática

A 1ª eliminatória das XL Olimpíadas da Matemática foi no dia 10 de Novembro.

Do Agrupamento, foram apurados para a 2ª eliminatória:

Na categoria Júnior, a Mariana Raposo Silva, do 7º F 

Na categoria A, o  Tiago Yang, do 9º A

Na categoria B, o Guilherme Augusto, do 11º A

Será já no dia 12 de janeiro, em FORÇA!

17 de dezembro de 2021

Uma prenda de Natal deixada pelo nosso aluno Miguel Augusto, do curso de Artes Visuais – 12º I:

16 de dezembro de 2021

Cabazes de Natal a oferecer a alunos do Agrupamento, para que tenham um Natal melhor.

Esta iniciativa não teria sido possível sem a generosidade da Comunidade Escolar, particularmente dos alunos, do Grupo Sovena e da empresa Constantinos, a quem se agradece.

A Direção do Agrupamento

Cabazes de Natal

Para os Cabazes de Natal:

Uma pequena amostra dos postais ilustrados das escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância.

Há muitos mais nos separadores das escolas.

10 de dezembro de 2021

Celebra-se hoje, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para o assinalar, a Biblioteca da Secundária pediu aos diretores de turma para destinarem alguns minutos da sua aula à leitura de um texto da ONU alusivo ao tema.

Esta é, também, uma temática que o Agrupamento aborda ao longo do ano letivo no âmbito da disciplina/área disciplinar Cidadania e Desenvolvimento…

… porque os Direitos Humanos ainda são só para alguns.

9 de dezembro de 2021

Para visitar, duas exposições com trabalhos dos alunos de Desenho A, do 10º e 12º anos – uma no átrio do Pavilhão 1, outra no átrio do Pavilhão 3.

22 de novembro de 2021

Nova Associação de Estudantes

Apresentamos à comunidade educativa a nova Associação de Estudantes da Escola Secundária do Restelo. Cheios de alegria e projetos para concretizar! Parabéns e votos de sucesso!

22 de novembro de 2021

Cabazes de Natal

9 de novembro de 2021

Centenário de José Saramago

Assinala-se, a 16 de novembro de 2022, o centenário de José Saramago.

As Bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas do Restelo ( ESR, EB 2/3 Paula Vicente e EB Bairro do Restelo, entre outras do Agrupamento), pretendem associar-se às comemorações, tendo para tal selecionado o excerto “As intermitências da morte” (2005)  e o conto ” A Maior Flor do Mundo” (2001).

No dia 16 de novembro (3ª feira), pelas 9h50, a Biblioteca “Navegar”  convida todos os professores da ESR (Básico e Secundário), à leitura do excerto “As Intermitências da Morte”.

Pretendemos que o nosso Agrupamento e as nossas Bibliotecas estejam  em sintonia com todas as escolas do país neste grande evento.

Para consulta:

https://www.josesaramago.org/biografia/

https://www.josesaramago.org/centenario/

26 de outubro de 2021

Recolha de revistas, jornais e manuais desatualizados

Está a decorrer uma campanha de recolha de revistas, jornais e manuais desatualizados, até ao dia 19 de novembro. Os objetivos da iniciativa são a reciclagem e a angariação de fundos para a aquisição de material informático necessário para a escola. 
Devem entregar os materiais ao lado da portaria, no local devidamente identificado.
Agradecemos, desde já, a colaboração de todos.

Curiosidades:

“Para produzir 100 folhas de papel é necessário: 1 árvore de 2 metros de altura, e energia de 5 lâmpadas e 50 l de água.

Para produzir 100 folhas de papel reciclado são suficientes: 2 revistas velhas, 8 lâmpadas e 8 l de água.

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

O papel higiénico e os lenços de papel são constituídos entre 60 a 70% de papel reciclado e os jornais podem usar até 100%.

Por cada lar que recicla o seu jornal diário, são poupadas por ano, cerda de cinco árvores.”

In: Resinorte; https://www.resinorte.pt/pages/paginas/171, em outubro de 2021

25 de outubro de 2021

Dia da Biblioteca Escolar

Hoje, 25 de outubro, é o Dia da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Navegar, em parceria com o PES (Promoção da Educação para a Saúde) selecionou uma lenda portuguesa (As lendas são o tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar) de nome “Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia”, de Aquilino Ribeiro, para ser lida em sala de aula, no espaço do 10 Minutos a Ler, em todas as turmas do Ensino Básico.

Para ler:

O projeto de leitura 10 Minutos a Ler tem nova imagem:

6 de outubro de 2021

MIBE

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

Este ano, a RBE convida a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura, bibliotecas escolares, contos de fadas e contos tradicionais. Espera-se que o MIBE 2021 seja uma celebração mundial maravilhosamente criativa e imaginativa da biblioteca escolar. 

A recriação artística de contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, pode assumir diferentes formas, de acordo com o documento a seguir (MIBE 2021).
A Biblioteca Navegar já  iniciou a recolha de alguns contos tradicionais de diferentes países de todo o mundo.

4 de outubro de 2021

10 Minutos a Ler

As bibliotecas do Agrupamento estão a implementar o projeto 10 Minutos a Ler, para que a todos seja dada a oportunidade de ler textos da sua preferência.

Para isso, vão-se dedicar, em diferentes disciplinas de diferentes turmas, 10 minutos, duas vezes por semana, à leitura de excertos de livros escolhidos por alunos ou professores, que sejam do seu interesse pessoal ou que interessem às disciplinas envolvidas no projeto.

A leitura poderá ser feita em voz alta (um aluno lê para os colegas de turma) ou de forma silenciosa, a partir de livros trazidos de caso ou requisitados nas bibliotecas do Agrupamento.

22 de setembro de 2021

Em exposição

Pode ser vista, no átrio do pavilhão 1 da Secundária, a exposição retrospectiva “À Aventura do que Comemos ou A Descoberta dos Alimentos“, realizada pelos alunos do 9º H, em 2020/21, no âmbito do Projeto de flexibilidade curricular e PES – Promoção e Educação para a Saúde -, Educação Visual e Cidadania.

17 de setembro de 2021

Iniciamos hoje o ano letivo com a recepção aos alunos.

Começámos conscientes da importância da escola enquanto espaço de aprendizagem, mas também enquanto espaço físico, social e cultural, cuja dinâmica permite o desenvolvimento de interações fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para o bem estar da comunidade escolar.

Que assim continue a ser.